domingo, 10 de maio de 2009

Eros e Psique










Historias de amor que percorre o tempo



Eros e psique



 Um dos mitos de mais destaque neste final de milênio é Eros, o deus do amor, conhecido em Roma como Cupido. Na Alexandria era representado pela figura de um menino alado, com uma flecha que incendiava os corações. Atualmente está sempre presente, representado nas cenas de amor, do primeiro encontro ao grande final.
A história de Eros está ligada à de Psiqué, como nos conta Apuleio, em sua obra Metamorfoses.Psiqué (a Alma) era uma das três filhas de um rei, todas belíssimas e capazes de despertar tanta admiração que muitos vinham de longe só para vê-las. Alvos de tanta atenção, logo as duas irmãs de Psiqué se casaram. Ela, no entanto, sendo ainda mais bela que as irmãs, além de extremamente graciosa, não conseguia um marido para si, pois todos temiam tamanha beleza. Desorientados, os pais de Psiqué buscaram ajuda através de um oráculo, que os instruiu a vestir Psiqué com as roupas destinadas a seu casamento, e deixá-la no alto de um rochedo, onde um monstro horrível viria buscá-la.Mesmo sentindo-se pesarosos pelo destino da filha, os pais de Psiqué seguiram as instruções recebidas, conduzindo-a para o alto de uma montanha, onde a deixaram. Logo após começou a soprar um vento muito forte, e Psiqué foi carregada pelos ares, sendo depositada, depois de algum tempo, no fundo de um vale. Exausta, Psiqué adormeceu profundamente. Quando acordou viu-se em frente de um palácio de ouro e mármore. Entrou, e ficou maravilhada com tudo que viu. As portas abriram-se para ela e vozes sussurravam-lhe tudo que queria e precisava saber, apresentando-se como escravas que ali estavam para servi-la. Ao anoitecer Psiqué sentiu junto de si uma presença, que só podia ser, e era, o esposo de que falara o oráculo. Este lhe explicou quem era, mas advertiu-a de que jamais poderia vê-lo, pois isso significaria perdê-lo para sempre. Assim passou a decorrer a vida de Psiqué. Ficava só durante o dia,ouvindo aquelas vozes que a serviam; à noite tinha a companhia do esposo, que se revelara extremamente terno e carinhoso.
Era feliz, muito feliz. Depois de algum tempo, no entanto, apesar de toda sua felicidade, Psiqué começou a sentir saudade de seus pais e de sua família. Pediu permissão a seu esposo para visitá-los, persistindo em seu intento apesar das advertências de que essa viajem poderia Ter péssimas conseqüências. Vencido pelas súplicas de Psiqué, seu marido concordou com a visita à família, e o mesmo vento que a trouxera transportou-a de volta para a casa de seus pais. Levou consigo riquíssimos presentes, e foi recebida com enorme alegria por todos. Suas irmãs também vieram vê-la, e constataram com enorme inveja o quanto ela era feliz. Psiqué havia contado a elas que ainda não havia tido a oportunidade de ver seu esposo e sobre as advertências que ele lhe fizera caso tentasse vê-lo. Ciumentas, as duas irmãs convenceram Psiqué de que ela deveria vê-lo para completar sua felicidade. Seguindo a idéia que lhe haviam sugerido, Psiqué, à noite, após voltar para seu palácio, tendo seu esposo adormecido ao lado, acendeu uma luz para vê-lo, e ficou maravilhada com a adolescente que ali estava , tão belo quanto ela. Enternecida e comovida com a agradável surpresa, Psiqué esquece-se que tinha uma lanterna na mão, e uma gota de azeite quente pingou na mão de Eros, o Amor. Pois esse era o mostro de que falara o oráculo. Este acordou com o calor do azeite e, cumprindo as ameaças que fizera, fugiu para não mais voltar. Eros era o deus do Amor, nascido ao mesmo tempo que a Terra, gerado a partir do caos primitivo, sendo uma das forças fundamentais do mundo. Outras versões trazem Eros como filho de Hermes e Afrodite, sendo esta a descrição que encontramos em Platão em sua obra O banquete. Afrodite, mãe de Eros, é apresentado ora como Afrodite Urânia, deuses dos amores etéreos, ora como Afrodite Pandêmica, deusa do desejo brutal. Eros, por sua vez, é representado como uma criança ou como um adolescente nu, com olhos vendados, sempre acompanhado de suas flechas, utilizadas para atingir os corações dos seres humanos, inflamando-os e zombando das conseqüências de seus ataques. Eros assegura não apenas a continuidade das espécies, mas também a coesão interna do Cosmos, representando o centro unificador.
Abandonada por Eros, o Amor, sentindo-se só e infeliz, Psiqué, a Alma, passou a vagar pelo mundo, perseguida por Afrodite, que invejava sua beleza. Ninguém se atrevia a acolhê-la, e Afrodite acabou por aprisioná-la, encarregando-a de tarefas penosas e perigosas.
Numa dessa missões, Psiqué teve de descer aos infernos e roubar de Perséfone um frasco cheio de água retirada da fonte da juventude eterna. As instruções de Afrodite eram claras: Psiqué deveria trazer o frasco intacto, sem abri-lo. Mas Psiqué desobedeceu e abriu o frasco, imediatamente caindo num sono profundo. Enquanto isso acontecia Eros, o Amor, estava desesperado, pois não conseguia esquecer Psiqué. Depois de algum tempo de busca encontrou-a naquele estado, e para acordá-la teve de usar a ponta de uma de suas flechas.Em seguida Eros regressou ao Olimpo e solicitou a permissão de Zeus para de casar com a mortal Psiqué. Zeus aprovou o casamento, e ordenou a Afrodite que se reconciliasse com Psiqué.
Depois de unidos pelo amor divinizado, Eros e Psiqué, ou seja, o Amor e a Alma, não mais tiveram presença física, embora permaneçam juntos durante toda a eternidade.
mas Gêmeas - Monica Buonfiglio )

Dante e Beatriz



Segundo o relato da Vita Nuova, Dante, já órfão de mãe, ainda criança – aos nove anos de idade – conhece Beatriz, da mesma idade, por quem se apaixona. Nessa época, os casamentos são motivados por alianças políticas entre as famílias. Aos doze anos, Dante já está prometido em casamento a uma moça da família Donati.
Quando o pai falece, Dante reencontra Beatriz, por quem nutre um amor platônico, intenso e infeliz. Mas ela, assim como ele, também já está prometida em casamento. Assim, em 1285 (aos 20 anos de idade, portanto), Dante se casa com Gemma di Manetto Donati, com quem teria quatro filhos: Jacopo, Pietro, Giovanni e Antonia. Sua filha se tornaria freira e assumiria o nome de Beatriz.
Em 1287, com 22 anos, Beatriz casa-se com o banqueiro Simone dei Bardi.

A forma como Dante encara o amor por sua musa, entretanto, não se modifica: ela será a dama
por quem ele estará apaixonado até o fim de seus dias. Embora quase nada se saiba sobre ela, parece não haver existido nenhuma relação séria entre ambos.Em 1290, aos 24 anos, Beatriz morre, prematuramente, deixando Dante inconsolável. Do período imediato à sua morte, pouco se sabe, a não ser que teria se entregado a uma vida dissoluta. Depois de uma mudança radical, passa a dedicar-se à filosofia e literatura, e o amor platônico por sua musa está expresso em Vita Nuova ("A Vida Nova").Escrito por volta de 1293, é uma coleção de sonetos e canções dedicados a Beatriz, complementados por um comentário em prosa, que elucida o leitor sobre as circunstâncias em que os poemas foram escritos e o estado de alma do poeta. Essa obra revela influência dos trovadores do sul da França, já que o trovadorismo na região começou a florescer nos séculos XII e XIII.
Data deste período (1293-1295), época em que escreve Vita Nuova, o desvio do reto caminho, de que se declarará culpado – o que fornece o ponto de partida da narração de A Divina Comédia, mas sem nunca especificá-lo. Presume-se que se trate de uma tríplice infidelidade: à recordação de Beatriz (como o comprovariam os sonetos escritos para Fioretta, Pargoletta e Petra), à doutrina do amor sublimado, ao "dolce stil nuovo".
Quando Dante falece, junto ao leito de morte encontra-se a filha Antonia, a freira Beatriz.
Alguns críticos buscam na obra de Dante elementos biográficos, porém estudos revelam que as aparentes confissões, na verdade, correspondem a esquemas literários e procedimentos de composição. O caráter retórico da obra impede que se estabeleça uma relação entre obra e realidade biográfica. Assim, os encontros de Dante e Beatriz, aos 9 e depois aos 18 anos, na nona hora do dia, não têm o menor valor histórico: trata-se apenas do mito poético de Dante e o seu






intinerario interior.




Garfield e Eu


O garfield e somente para criar suspense !! E que ele e curioso, esperto e porque adoro bichos .


Estou esperando voce me ligar. Mas, esta dificil hein!!?? rsrs


Ja terminou com essa namorada? A minha vida esta quase em ordem.


Tudo entre nos ira ser muito especial e tem que ser feito de forma especial. Voce voltara a ser feliz e eu tambem.


Qual e o seu receio? Siga sua intuição ela e sempre, um bom guia.


O site esta cheio de mensagens subliminares e voçe tera esta certeza e eu tambem.


Eu sei que seus olhos iram passear por essas linhas...


Meio louco isso ne!!?? E eu sou assim diferente !!

Coisas de bruxa se me entende.














Tristão e Isolda



































Tristão e Isolda, por Herbert Draper (1863–1920)A lenda de Tristão e Isolda é de origem celta e prende-se com a vida de um rei que viveu na Escócia, onde reinou de 780 a 785.
A popularidade da história de Tristão e Isolda foi conseguida graças a Maria da França, que escrevia versos sobre histórias de cavalaria já conhecidas ou que ainda corriam entre os contadores de histórias.
A história de Tristão e Isolda passa-se na Cornualha, onde Marco é Rei. Tristão não era famoso pela sua habilidade como lutador, mas tinha grande agilidade física. Era também um harpista.
A história de Tristão é marcada por tragédias, desde a morte de sua mãe quando este nasceu, à morte do pai durante uma batalha onde perdeu o reino de Lionesse. Recebeu o nome de Tristão e foi criado por um cavaleiro como se fosse seu filho, Tristão desconhece sua origem e o seu parentesco com Marco, seu tio.
Enquanto criança, a tragédia continua a marcá-lo quando, por acidente, mata um outro menino durante uma briga. Foi levado então para Bretanha a fim de ter uma educação de cavaleiro e um dia recuperar o seu trono, Tristão acaba preso num navio muçulmano, do qual, no entanto, consegue fugir, tendo indo parar à costa da Cornualha.
Permaneceu na corte do rei Marco, sem revelar que era seu sobrinho, foi então que a Irlanda resolveu cobrar um antigo tributo à Cornualha que poderia ser substituído por uma luta entre membros da família real da Cornualha. Tristão oferece-se para lutar contra Morolt. Venceu a luta mas foi ferido pela espada envenenada de Morolt tendo sido colocado num barco sem remos com a sua harpa para ser curado pela rainha da Irlanda. Durante a sua permanência na Irlanda, disfarçado com o nome de Tãotris, acaba por se apaixonar pela princesa Isolda, que tratava dele.
Entretanto Tristão, que estava na Cornualha, descobre que Isolda estava prometida a Marco e Tristão retorna à Irlanda para trazê-la de volta.
Na viagem de regresso, bebem um filtro do amor que a criada de Isolda havia preparado para a noite de núpcias da princesa com Marco. Uma paixão louca toma conta de Tristão e Isolda que, quando chegam a Cornualha, já são amantes. Começa então o débil, e interessante relato do casamento de Isolda com o desconfiado Marco e a continuação da sua aventura com Tristão.
Tristão é descoberto e foge para a Bretanha, onde se casa com uma princesa só porque esta também se chamava Isolda (Isolda das Mãos Brancas), acabando por não consumar o casamento. Quando está prestes a morrer por causa de uma infecção causada por uma seta envenenada, Tristão manda uma mensagem, pedindo a Isolda da Irlanda que viesse ter com ele, e deu ordens para que, no retorno do barco, colocassem velas brancas se a trouxessem e negras se ela não viesse.
Quando as velas brancas são vistas a aproximarem-se, sua esposa Isolda diz que as velas são negras. Amargurado, Tristão morre e Isolda da Irlanda chega para morrer ao lado dele.



Dia dos namorados esta chegando !!! Não vão colocar o coitado do Santo Antonio na pinga e atrair cachaceiro hein!!!????









....................................................................


DICAS DE WAGNER BORGES







1. Evite portar objetos no bolso esquerdo da camisa. Qualquer coisa no universo é energia em graus variados de densidade. Logo, carteira, dinheiro (porta as energias de muitas pessoas que manipularam-no), cartão magnético (de banco, de crédito, de metrô), cartão de visitas (porta a energia da pessoa em questão) e demais objetos não devem ser colocados perto das energias do coração, principalmente no caso de pessoas com alguma sensibilidade energética mais apurada. 2. Veja menos televisão, leia mais, areje a mente, não valorize tanto as coisas, releve mais os erros alheios, namore mais, escute mais música, não permita que seus olhos percam o brilho da alegria, abrace mais seus amigos, viaje no sorriso, sinta-se parte do TODO e mantenha a consciência sempre aberta e o coração generoso. 3. Não compactue com as energias da vingança e nem apoie a violência em circunstância alguma. Há muitas pessoas viajando nas ondas da mediocridade. Elas estão doentes de consciência e não sabem disso. Não seja mais um a carregar um saco de trevas no coração. Você, eu e todo mundo estamos aqui para crescermos, não? 4. Visualização criativa para relaxamento psicofísico: a) Deite em decúbito dorsal. Mantenha os braços e pernas bem soltos. Tanto faz se as mãos estão para cima ou para baixo. O ideal é deitar numa superfície firme. Os colchões moles não são adequados para essa prática. Coloque um cobertor no chão (desde que o mesmo não esteja frio e nem molhado). b) Feche os olhos e permita-se internamente um tempo de 15 minutos para fazer essa prática simples. c) Visualize uma esfera luminosa rosa flutuando acima do seu peito (apenas alguns centímetros acima do meio do peito, mas sem encostá-la na pele). É como um sol cor de rosa bem vivo pulsando suavemente. Faça a energia rosada entrar em seu peito e encher de vitalidade e amor a sua casa emocional (chacra cardíaco). Fique assim por cerca de uns 3 minutos. Nada de ansiedade, faça isso com simplicidade e leveza. d) A seguir, leve a atenção para a região do baixo ventre (chacra sexual). Visualize uma esfera branca-fluorescente flutuando por cima dessa região (alguns centímetros acima, mas sem encostar na pele). É como um sol branquinho luminoso energizando o baixo ventre. Faça a energia branca entrar e banhar internamente toda essa região que é a casa da essência vital formadora do corpo. Fique assim por cerca de uns 3 minutos. Seja suave e atencioso nisso. Trate com gentileza a sua essência vital. e) Continuando a seqüência, leve a atenção para a região da testa (chacra frontal). Visualize uma esfera de energia dourada flutuando ali (alguns centímetros acima, mas sem encostar na pele). É como um sol dourado enchendo de luz a região interna da testa e dos olhos. Faça essa energia dourada limpar a sua casa mental. Fique assim por cerca de uns 3 minutos. Pensamentos leves e serenidade... f) Finalmente, tente visualizar as três esferas ao mesmo tempo, cada uma na sua região correspondente. Fique assim por volta de uns três minutos. Se não conseguir visualizá-las ao mesmo tempo, tente só com duas delas. Se mesmo assim não conseguir, fique só com uma delas (aquela que você preferir). g) A seguir, esqueça as esferas e só descanse. Sinta-se bem e permita-se um pouco de paz interna. h) Uma música agradável pode tornar essa visualização mais prazeirosa. Dê uma olhadinha em nosso site (http://www.ippb.org.br/) e entre na seção "discografia". Lá tem várias sugestões de músicas para relaxamento e expansão de sentimentos. i) O objetivo dessa prática é descansar a mente e aumentar a vitalidade. 15 minutos é um tempo ótimo para isso. Algumas pessoas cochilarão (ou seja, entrarão em ondas cerebrais alfa, na faixa de 14 a 7 ciclos por segundo), mas quando despertarem, notarão que seu nível de consciência estará mais claro e pacífico. j) Se a pessoa estiver com muito sono antes dessa prática, inevitavelmente cairá no sono pesado. Indiretamente, essa prática poderá ocasionar uma projeção ou uma ativação de algum dos chacras (traduzida mais freqüentemente como uma pulsação de luz internamente no chacra em questão). k) Faça essa visualização com mente aberta, coração generoso e simplicidade. Sempre lembre-se de erguer a consciência ao TODO, não para pedir algo, mas para encher a si mesmo de amor imanente e incondicional. l) Não faça essa prática com o estômago cheio. m) Fique bem! 5. Seja eternamente agradecido pelo dom da vida e pelas oportunidades de evolução que o Grande Arquiteto do Universo distribui para todos os seres. 6. Você pode ler milhares de livros e fazer milhares de cursos e mesmo assim ser um cabeça dura e radical. Conhecimento não é sabedoria! E simplicidade não é ignorância. A sabedoria é o equilíbrio do discernimento com o amor na manifestação da consciência. O mundo está cheio de doutores em várias áreas, mas está carente da presença de sábios verdadeiros. Há muitos técnicos nisso ou naquilo, mas bem poucos seres humanos craques em viver e manisfestar-se sadiamente na existência. 7. Experimente fazer a seguinte visualização para melhorar o ânimo físico e a circulação das energias pelo sangue: a) Sentado, visualize um imenso quadrado amarelo interpenetrando suas pernas (do joelho para baixo). b) Imagine que esse quadrado amarelo enche suas pernas de vitalidade e saúde. Fique assim por cerca de uns 6 minutos. c) Essa prática descansa o corpo e é indicada para quem sofre de problemas circulatórios e de falta de vitalidade. Renova as energias do corpo e aumenta o ânimo de viver. d) Aprendi esse exercício com um iogue extrafísico. 8. É quando a morte leva alguém amado que se vê o nível de consciência real de um espiritualista. A maioria fala de vida após a morte e quer doutrinar e confortar os outros sobre isso. Mas, quando a morte bate em sua casa e carrega alguém para o plano extrafísico, elas desabam e demonstram que a sua espiritualidade era só teórica ou apenas uma questão de fé bem fraca mesmo. Quem tem certeza da imortalidade da consciência sente a perda do ser amado, mas sabe que ela é ilusória mesmo. Administra o impacto da separação com discernimento e amor. Sabe COM CERTEZA que a pessoa amada não morreu, não importando a opinião alheia sobre isso. E sabe que apesar da pessoa amada ter mudado de dimensão, a vida continua, lá e aqui. 9. Nunca asfixie seu coração com as energias do ódio! 10. Escrevendo isso tudo, lembrei-me de algo já colocado em algum texto antigo. Não resisto em reproduzí-lo novamente: CUIDADO! A ALMA GÊMEA QUE VOCÊ PROCURA HOJE PODERÁ SER A PENSÃO QUE VOCÊ PAGARÁ DAQUI A UM ANO! 11. Outro dia, alguém me disse que os anjos têm hora para encostar em seus púpilos terrestres. Daí, fiquei pensando no meu anjo ajustando seu relógio para uma hora a frente por causa do horário de verão. Aliás, qual será a marca do relógio dele? Seiko, Citizen ou Mondaine?... 12. Bom humor é riqueza. Permite questionar sem ser chato! 13. Outro dia, um ufólogo e grande amigo meu, gay assumido e ótima pessoa, disse-me brincando o seguinte: "Estou louco para ser abduzido por uma nave extraterrestre. Sou um dos escolhidos da nova era. Tomara que os extraterrestres sejam altos, louros e fortes. Que eles me levem logo dessa Babilônia!" 14. Técnica de viver: amar, sorrir e seguir... 15. Concluindo esses escritos, lembrei-me de uma tirada fantástica do meu amigo extrafísico Vidigal (um dos espíritos da Cia do Amor): "Você está triste porque ama alguém e não é correspondido? E daí? Jesus também lhe ama e não é correspondido!" PS: Qual é a verdadeira prisão? A Terra ou seu coração? Qual é sua missão na vida? Odiar ou crescer? Quem é mais agradável? Um materialista bem articulado, inteligente e alegre ou um espiritualista chato e radical nas opiniões? O que é mais benéfico? Uma pregação moralista ou uma piada? Qual é sua sintonia? Uma lista ou uma rede de consciências trocando pensamentos, sentimentos e energias pela intermente? PAZ E LUZ! - Wagner D. Borges - São Paulo, 30 de novembro de 1999.